Publicado por: garceztiago | 2 de outubro de 2010

Seja um Simão Cirineu

A Palavra de Deus no livro de Mateus 27: 32-33, narra a trajetória de Cristo para a crucificação. Em um determinado ponto do percurso os soldados romanos começaram a perguntar para as pessoas quem poderia ajuda-lo a conduzir a cruz até o monte Gólgota, porem nenhuma das pessoas que estavam as margens do caminho se predispunham a ajudar. Até que em um dado momento os soldados escolhem um homem, que atendia pelo nome de Simão, o Cirineu, e este homem ajuda Jesus a carregar a sua cruz até ao local da crucificação.

Curiosidade sobre Cirene ou Cirenaica:
Cirene foi fundada em 630 a.C.. Era uma colônia dos gregos vindos da ilha grega de Thera, liderados pelo rei Bato. Logo tornou-se a principal cidade da Líbia, e estabeleceu relações comerciais com todas as cidades gregas, atingindo o auge de sua prosperidade sob seus próprios reis no século V a.C.. Logo depois de 460 a.C. tornou-se uma república.
Em 250 a.C., a cidade foi reintegrada ao Egito ptolomaico. A Cirenaica tornou-se parte do império Ptolemaico. Em 74 a.C. o território foi formalmente transformado em província romana.
Os habitantes de Cirene na época estavam divididos em quatro classes: cidadãos (gregos), fazendeiros (nascidos no local, povo de classe mais baixa), estrangeiros residentes e judeus, que formavam uma inquieta minoria.

Simão: fazia parte desta minoria de judeus que morava na cidade de Cirene, e foi para Jerusalém participar da celebração da pascoa judaica, assim como milhões de judeus ainda o fazem até os dias de hoje.

O que Cirene representa para nós hoje?
Cirene representa a igreja. A igreja é formada por grupos de pessoas:
Primeiro grupo: que tem um grau de cultura e conhecimento elevado, e por isso se acha mais importante, acreditam que conhecem mais que o pastor. São pessoas que tem o espirito da Grécia;
Segundo grupo: os fazendeiros, importante bloco, motor da igreja, são responsáveis pela organização da igreja, são aqueles que poem a mão no arado. Porem não buscam conhecimento, não leem a palavra de Deus com frequência, a sua busca se limita a obrigações, a suprir as necessidades básicas, este grupo vive ocupado demais, são as pessoas que caíram no ativismo;
Terceiro grupo: Estrangeiros residentes, são aqueles que vem a igreja, mas não se envolvem com a obra, não buscam intimidade com Deus, vivem sempre as margens, frequentam cultos, comunhões, mas não querem ter obrigações;
Quarto grupo: Judeus, fazem parte da minoria, este grupo representa aqueles que poem a mão no arado, buscam ter intimidade com Deus, leem a palavra, trazem consigo o profético, não fogem da batalha, carregam a cruz de Cristo, e por isso incomodam a todos os demais grupos.

A Palavra de Deus nos diz que muitos foram chamados para participar daquele momento, porem as pessoas tinham vergonha e medo de estar naquela posição, e por isso não se predispunham a cumprir o chamado de Deus.

Mateus 22: 14 Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

Deus chamou a todos para participar do cortejo da glória do noivo, porem as pessoas só enxergavam a vergonha da crucificação e por isso não aceitavam o convite, então Deus escolheu a Simão, o Cirineu.
Portanto ser um Simão, Cirineu, hoje, para você e para mim, é aceitar o chamado de Deus para as nossas vidas, é estar no lugar certo e na hora certa, é cumprir a tua chamada não se importando com os comentários dos outros, negando-se a si mesmo, se diminuindo para que a cruz e principalmente Cristo apareça mais que você.
Quando estamos carregando a cruz de Cristo com Cristo, estamos debaixo de sua cobertura, somos lavados pelo sangue do cordeiro em todo o nosso caminhar, respiramos no mesmo ritmo que ele, nossos corações batem no mesmo ritmo, nos olhos enxergam o mesmo alvo, nossos passos estão alinhados, nos passamos a ser um com Cristo assim como ele é um com o Pai. Amém.
Sendo assim, hoje eu ti convido a ser um Simão, Cirineu. Deus esta procurando aqueles que dizem Eis-me aqui, envia-me a mim! Onde esta os Simãos desta geração? Você é um Simão, Cirineu desta geração?

Deus os abençoe,
Tiago Garcez


Deixe um comentário

Categorias